A Neuropsicologia investiga as funções cerebrais e o funcionamento complexo desse sistema a partir de comportamento manifestado pelo indivíduo, seja a nível cognitivo, motor, emocional, sensorial.
A Reabilitação Cognitiva faz parte da Neuropsicologia e é um tratamento onde intervenções são necessárias junto a pacientes para que possam melhorar sua qualidade de vida, compensando ou adaptando-se às dificuldades cognitivas.
A Avaliação Neuropsicológica também é realizada através da Neuropsicologia, é utilizada como Diagnóstico Diferencial, Diagnóstico Precoce, Estabelecer prognóstico, Avaliar resposta a medicamentos e Auxiliar em prognóstico neurocirúrgico.
Crianças e adolescentes com dificuldade de aprendizagem devem ser submetidas a uma avaliação com Neuropsicólogo para identificação de suas deficiências e habilidades.
Pessoas com dificuldade de memorização, também podem fazer uma avaliação com Neuropsicólogo para verificar possíveis comprometimentos de áreas cerebrais e estabelecer programas de estimulação.
A escolha do profissional adequado é de EXTREMA IMPORTÂNCIA, pois nem todos têm a experiência adequada para diagnosticar e analisar adequadamente perfis de pacientes mais complexos como: neurocirúrgicos, com danos cerebrais, ou neurobiológicos (TEA/TDAH), como também dispor de testagens mais atuais, com capacitação e atualizações em seus currículos.